












POKÉMON: O QUE SÃO?
Pokémons. Esse nome veio da expressão "Pocket Monster", ou, monstro de bolsos, já que desde antigamente eles eram aprisionados em esferas e carregados por aí com treinadores. Antigamente, muitos deles eram considerados monstros, devido a seus grandes poderes destrutivos. Outros, eram considerados divindades ou entidades protetoras de alguns aspectos da natureza. Hoje, depois de estudados por vários e vários cientistas, foi descoberto que eles são somente seres que possuem uma glândula endôcrina especial (Energos) capaz de produzir um hormônio que leva o nome de Energia PP. Essa energia é capaz de fazer com que eles possam utilizar diferentes tipos de habilidade, desde uma simples ventania até mesmo viagens no tempo.
Conforme os Pokémons gastam essa Energia PP, o a glândula Energos tende a produzir cada vez mais. Esse hormônio ao entrar no sistema circulatório, nutre e funciona como um ótimo agente para o sistema imunológico. É por isso que nas batalhas, os Pokémons não saem muito feridos, pois graças ao hormônio, os ferimentos se regeneram muito rápido. O excesso da energia é capaz de fortalecer o Pokémon, além de o dar habilidades diferentes. Além disso, depois que o corpo produz uma quantidade X dessa energia, ela PODE acabar mudando cada molécula e estrutura corporal, os dando uma nova forma, maior, com mais vigor e com a capacidade de possuir habilidades melhores. Essa mudança geral de toda a estrutura é chamada de Evolução. Mas lembre-se, alguns pokémons não possuem essa capacidade, permanecendo o mesmo ser desde seu nascimento até o fim dos seus dias. Mesmo que seu corpo produza bastante energia, o corpo desses Pokémon que não evoluem já tem o necessário para sua sobrevivência.
É fato que o Pokémon precisa dessa energia para sobreviver. Se ele usa muito de seus poderes, e libera muita dessa energia, ele pode fazer com que a glândula seja incapaz de liberar mais hormônio, tendo que descansar para a reposição do mesmo. Se ele continuar a agir, ele não conseguirá usar suas habilidades normais, tendo somente que atacar de corpo inteiro, o que pode causar certo dano à ele, pois já que o hormônio está em falta, seu sistema imunológico está também bastante fraco. Um Pokémon fora de combate é um Pokémon que está com seu estoque de Energia PP quase nulo. O corpo tende a desmaiar para poupar uma certa quantidade para consumo de seus outros órgãos vitais. Nesse momento, um Pokémon se assemelha ao humano, por não ser mais considerado um ser especial. É por esse motivo que as Pokébolas são incapazes de capturar um Pokémon quando este chega a desmaiar, já que ele não tem uma quantidade razoável para que as ondas eletromagnéticas reajam com a Energia PP e transforme o corpo do Pokémon em um plasma energético para mantê-lo na pokébola. Se ele chega a esse estado, um descanso pode ajudar a recuperar parte de sua energia, ou então leva-lo urgente à um Centro Pokémon.
Um Pokémon pode chegar a morrer caso ele seja atacado com o seu estoque de energia nulo. Nesta condição, todo e qualquer ferimento que ele possuir não irá ter uma cura espontânea. Ou seja, se ele perder parte do corpo, aquela parte não regenera devido à ausência de Energia PP. Hoje em dia, muitos itens são usados com base nessa energia. Poções são um tipo de Energia PP sintética que reage com o organismo do Pokémon aumentando sua imunidade.
Dentro de cada parte desse minério, há uma substância que reage com o Pokémon caso o seu DNA tenha os receptores para o mesmo. Ao encostar numa pedra, esta libera uma radiação que ultrapassa as células do ser. Neste momento, receptores de cada célula procurem as moléculas dessa radiação, que entra no sistema circulatório. Então, ao encontrar as moléculas de Energia PP, estas se reagem por serem compatíveis uma com a outra. Com isso, uma forte liberação de energia PP específica se dá, alterando o DNA do Pokémon que modifica toda a estrutura corporal, o dando uma nova forma compatível com a Pedra que foi exposta. Mas lembre-se, a pedra só se ativa SE, e somente SE, o pokémon possuir receptores compatíveis com sua energia.
Os cientistas sempre vem estudando essa energia e sua fonte. Hoje em dia, sabe-se que a glândula Energos é capaz de produzir 18 tipos de Energias PP diferentes, que são classificados em: Planta, Água, Fogo, Elétrico, Rocha, Voador, Terra, Lutador, Trevas, Psíquico, Gelo, Veneno, Metal, Inseto, Fantasma, Dragão, Fada, Norma). Cada uma delas será estudada abaixo.
-
PLANTA: Sua energia é materializada em sementes, folhas, flores. É capaz de criar outros órgãos capazes de exalar aromas doces ou pós intoxicantes. Além disso, muitos Pokémons com essa glândula são capazes de tirar nutrientes ao ficar expostos à raios do sol.
-
ÁGUA: Sua energia se converte em um líquido semelhante à água. Não é potável e seu consumo pode intoxicar quem beber devido à grande presença de CO2, que é liberado juntamente com essa "água". Um Pokémon com esta energia pode até mesmo mudar o clima do ambiente.
-
FOGO: Sua energia reage com o oxigênio e uma combustão acontece instantaneamente no momento que for liberada. O fogo produzido por esse hormônio é capaz de queimar florestas inteiras. Muitos Pokémons que produzem essa energia, são capazes de expelí-las por poros de seu corpo, e fazer ele ficar num aspecto como se estivesse queimado o próprio Pokémon. Muitas vezes essa energia pode causar Queimadura: por ser uma energia de alta temperatura, quando entra no corpo do alvo, é capaz de ir queimando algumas células, provocando grande desconforto.
-
ELÉTRICO: Sua energia é convertida em uma energia estática, que provoca pequenas descargas elétricas que são liberadas do seu corpo. Muitos Pokémons que possuem esse hormônio podem acabar acumulando grande eletricidade em seus corpos que com o simples contato são capazes de causar Paralisia:A energia elétrica espalha pelo corpo do alvo e vai paralisando temporariamente cada uma de suas células.
-
ROCHA: Essa energia pode transformar todo o corpo do Pokémon em algo parecido com as texturas de rochas rígidas. Até mesmo seus órgãos ficam com este aspecto. Além disso, essa energia é capaz de fazer com que esses pokémons possam modelar rochas grandes se quiserem, para usar como ataques.
-
VOADOR: Uma energia presente em todos os Pokémons com a capacidade de voar, já que é ela que permite esse meio de locomoção. Além disso, ela é capaz de se converter em poderosos ataques que utilizam o ar.
-
TERRA: Os Pokémons conseguem se estabilizar no solo e praticamente ficarem unos com o mesmo. Muitos conseguem se locomover pelo subterrâneo. Alguns podem até mesmo ficarem imunes com eletricidade, já que os raios passam pelo corpo deste Pokémon e se infiltram na terra, se dispersando.
-
LUTADOR: Uma energia presente em todos os Pokémons com um aspecto lutador. Fornece um vigor e uma presença de espírito maior para esses pokémons. É capaz de fazer com que eles concentrem suas energias em partes específicas do corpo para poderosos ataques físicos.
-
TREVAS: : Uma energia negra, capaz de controlar aspectos mais sombrios. Essa energia pode causar muitas vezes a condição de Medo: espalha para o cérebro do alvo e libera uma substância que faz com que o alvo sinta bastante medo e seja incapaz de se mover.
-
PSÍQUICO: Essa energia é capaz de fazer com que os Pokémons tenham um uso maior de seus cérebros. Com ela, o Pokémon pode transmitir ondas telecinéticas, capazes de afetar os usuários com a simples força do pensamento.
-
GELO: Essa energia, que geralmente possui uma temperatura abaixo de zero, sai do corpo do usuário em forma de cristais de gelo. Os Pokémons com essa energia são capazes de resistir à temperaturas baixíssimas. Muitas vezes pode causar a condição Congelamento: transfere ao alvo, e por ser uma energia com temperatura baixíssima, acaba espalhando pelo corpo do mesmo, congelando suas células.
-
VENENO: : Uma energia devastadora, que causa Envenenamento: Se essa energia entra no corpo de algum alvo, a energia vai matando algumas de suas células, causando grande dor e desconforto se não tratado imediatamente.
-
METAL: Uma energia que transforma todo o corpo do Pokémon em algo parecido com as texturas de metais, como o aço. Até mesmo seus órgãos ficam com este aspecto. Por conta disso, tem uma imunidade muito boa, e muitas vezes sua energia é magnética, fazendo com que ele atraia outros metais.
-
INSETO: Uma energia presente em todos os Pokémons insetos. Essa energia funciona como uma espécie de segundo coração, fazendo com que seu organismo funcione melhor. Geralmente, os pokémons com esta energia são capazes de soltar teia ou simplesmente terem a habilidades de protegerem seu corpo numa espécie de casulo para evolução.
-
FANTASMA: O próprio Pokémon fantasma é uma energia viva. Isto porque seu corpo é feito de 90% dessa energia. Apesar de estar sempre liberando energia, esta pode estar mais dispersa ou condensada, os dando diferentes tipos e formas. É por este motivo que muitos ataques físicos não conseguem afetá-los, já que a Energia só pode ser combatida com outro tipo de energia.
-
DRAGÃO: Uma energia poderosa e incomum. Sua concentração é altíssima e os poderes lançados pelas mesma são devastadores. Leva esse nome devido à somente Pokémons com aspectos dracônicos possuírem tal energia..
-
FADA: Uma das energias descobertas recentemente, levou esse nome por estar relacionada à efeitos “fofos” que podem causar aos usuários. Basicamente, os pokémons com essa energia são capazes de deixarem o outro Apaixonado: afeta o cérebro do alvo liberando uma substância de felicidade e paixão, o que acaba por hipnotizar o alvo.
-
NORMAL: Uma energia comum que está resente em TODOS os pokémons. É a base para as outras energias. Ela que controla o sistema imunológico do Pokémon, mantendo vivos e sem ferimentos graves. Não possui nenhum outro efeito em especial.
Todo Pokémon é capaz de produzir cada tipo de hormônio, dependendo do estímulo correto. Cientista já desenvolveram Máquinas de Técnicas. São CD's explicativos que mostram como estímular o Pokémon para o desenovlvimento desses hormônios para a realização de diferentes técnicas (mesmo que ele não seja classificado com o tipo específico da MT). Mas isso será tratado, em outra sessão.
(Lembre-se, essa teoria é para fins da mesa de RPG: Pokémon Generations, não condiz com a realidade mostrada nos games, anime ou mangá)
DEFININDO: POKÉMON
GLÂNDULA ENERGOS E O HORMÔNIO ENERGIA PP
O POKÉMON PODE MORRER?
COMO FUNCIONA AS PEDRAS DE EVOLUÇÃO?
TIPOS DE ENERGIA PP











